O presidente do legislativo mutuense, vereador Altair Albuquerque, prestigiou uma feira desenvolvida por alunos do 6º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Caminhos do Saber, que participaram da oficina “Eco Papelaria”, visando incentivar o espírito empreendedor das crianças. A exposição foi realizada com produtos confeccionados pelos próprios alunos, reaproveitando materiais que seriam descartados.
A oficina faz parte do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo Sebrae. Tem por objetivo a disseminação da cultura empreendedora entre crianças e adolescentes do Ensino Fundamental.
Ensinar empreendedorismo na escola aumenta as chances de se desenvolver líderes e jovens que saberão lidar melhor com seus problemas. É gratificante ver o resultado deste trabalho, proporcionando o desenvolvimento de todo o grupo escolar, desde alunos, até professores. Parabéns a todos os envolvidos. apoiou Altair.
O curso incentiva comportamentos empreendedores, de forma a estimular o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio de uma postura empreendedora ou da criação de negócios próprios.
Para que a oficina fosse realizada com os alunos, o Sebrae capacitou o corpo docente e disponibilizou o material a ser trabalhado em sala de aula, conforme explica a professora Madalena Pedreski.
Os professores passaram por uma capacitação e depois colocamos em prática. Durante todo segundo semestre nós trabalhamos com os alunos, que confeccionaram todos os produtos e montamos a feira. Tudo feito com material reciclável como caixas de camisa e de ovos, latinhas... explicou a professora.
Além do Sebrae, o projeto contou com a parceria da Secretarias de Ind. Com e Tur. e Educação. Segundo a diretora da escola, Dulce Pereti, a ação acrescenta de forma valorosa na formação cidadã e prepara os jovens para o futuro.
Eles aprenderam todo o processo de uma empresa, da produção a comercialização, bem como a gestão dos negócios, além da importância de reaproveitar materiais recicláveis e consumo consciente. Aprendizado que incentiva uma atuação mais reflexiva e ao mesmo tempo inovadora frente à sociedade e sua comunidade destacou a diretora