Justificando os excelentes resultados alcançados pelos projetos sociais desenvolvidos no município, entre estes, o Projeto Social “Bombeiros do Futuro".
O presidente da Câmara de Vereadores, José da Paixão e o vereador Maciel Sousa, indicaram ao prefeito Leandro Félix a necessidade de viabilizar junto ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, a implantação e execução da Escola Militar dos Bombeiros, em Nova Mutum.
Os parlamentares destacam, que além da imensa demanda por vagas nestas instituições, que agregam imenso valor à educação, o acréscimo de uma Escola Militar dos Bombeiros em Nova Mutum, favorece o desempenho dos alunos em avaliações e a formação de cidadãos comprometidos com a moral, a ética e com a comunidade na qual estão inseridos, assim como ocorre no trabalho desempenhado no município, pela Escola Militar Tiradentes - Coronel Celso Henrique Souza Barbosa.
A indicação de José da Paixão e Maciel, também considera a qualidade no nível das disciplinas, já ofertadas pela "Escola Militar Tiradentes", sendo que o seu formato poderia ser facilmente implantado em Nova Mutum, sob a direção do Corpo de Bombeiros.
Além disso, o Projeto Social “Bombeiros do Futuro”, também desenvolvido no município, poderia ser utilizado como parâmetro para ingressar no colégio, de forma a atender todas as séries da escolaridade regular, exceto as séries concludentes de cada nível.
Os alunos cursariam o ensino com o conteúdo da Rede Estadual de Ensino, mas com o diferencial da disciplina de Bombeiro Militar adicionado à rotina diária da escola.
Além dos objetivos educacionais previstos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Escola funcionaria em parceria entre a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Estado, Secretaria de Segurança Pública e Prefeitura Municipal.